O home staging está pautado sobre três pilares: estratégias de marketing, design de interiores e boas noções a respeito do mercado imobiliário.
Desde que foi criada, a técnica vem demonstrando sua eficácia e por isso se difundiu rapidamente pelos EUA, Canadá, Europa e Austrália.
Há estatísticas que comprovam que imóveis que passam pelo home staging levam até 80% menos tempo para serem vendidos.
No Brasil, o home staging ainda é um assunto em ascensão e que vem crescendo timidamente. Mas, assim como Barb aqueceu o mercado nas décadas passadas, alguns brasileiros já perceberam a relevância da técnica, especializando-se nos processos e aplicando nas suas vendas.
Essas técnicas envolvem desde uma completa reforma em imóveis mais deteriorados até uma pequena produção decorativa em um imóvel que já esteja em boas condições de comercialização, mas que não tenha seu potencial totalmente explorado. É necessária também uma fotografia adequada e especializada, e uma boa descrição do imóvel ao anuncia-lo.
Por isso, é muito importante que os imóveis passem por esse processo de home staging, para que eles possam ficar mais atrativos aos olhos dos compradores/inquilinos. Além de acelerar a comercialização, o imóvel valoriza tanto aos olhos do cliente final quanto do mercado.